Encontra-se em: Panda Security > Home Users > About Panda > press-releases > Lista dos últimos press releases

RssBurner ViewNews True 0

Guia prático para tornar as suas compras on-line de Natal mais seguras

04/12/2008 0:00:00. Untitled Document

Cada vez mais Portugueses utilizam a Internet neste período para encontrar presentes para amigos e família. A Web é cada vez mais um espaço privilegiado para o comércio electrónico, onde se pode encontrar todo o tipo de produtos, normalmente aos preços mais competitivos.

Dados da Marktest indicam que entre 2000 e 2008, as compras através da Internet em Portugal aumentaram cerca de 670% . Só em Portugal, dados de 2007 da Polícia Judiciária apontam para mais de 2 milhões de euros desviados por fraudes on-line, sendo que a investigação deste tipo de crimes é muito dificultada pela legislação actual .

Para auxiliar os utilizadores a evitarem cair em fraudes on-line, o PandaLabs, o laboratório anti-malware da Panda Security, criou uma lista de dicas práticas para ter em conta ao efectuar compras on-line. Esta informação está contida num guia que explica as principais ameaças e as formas de protecção contra as mesmas. Pode ser descarregado a partir do seguinte endereço: http://www.pcseguro.pt/natal2008.pdf.

Entre as ameaças mais perigosas durante o período do Natal estão os Trojans bancários. Estes códigos maliciosos são concebidos para furtar dados confidenciais, tais como credenciais bancárias ou números de conta, disponibilizando esta informação a criminosos que podem depois utilizá-las para subtrair dinheiro das contas dos utilizadores. Este tipo de malware representa cerca de 20% de todos os novos códigos maliciosos surgidos em 2008.

O Phishing é outro tipo de fraude relativamente à qual os utilizadores devem estar precavidos. É basicamente um ataque que utiliza e-mails que aparentam ter origem em bancos ou outras instituições que possam conter dados relevantes dos utilizadores. Na verdade, os links que surgem nessas mensagens são falsos, e redireccionam os utilizadores para páginas fraudulentas que procuram obter dos utilizadores todo o tipo de dados confidenciais. Por exemplo, no caso de um ataque de Phishing que  envolva um falso e-mail de um banco, o utilizador será direccionado para um site em que são pedidas as credenciais de acesso ao sistema de banca on-line, bem como outras informações relevantes, como números de carão de crédito.

As lojas on-line falsas representam outra ameaça cada vez mais comum, que também existe para furtar os dados financeiros dos utilizadores. Oferecem normalmente produtos a preços incrivelmente baixos, para atrair potenciais vítimas. No processo em que os utilizadores pensam estar a efectuar o pagamento dos bens adquiridos (normalmente através de cartão de crédito), os seus dados financeiros estão na realidade a ser furtados, para posteriormente serem utilizados em fraudes.

Cartões electrónicos de Boas-Festas falsos, downloads infectados e leilões on-line fraudulentos são apenas outras das muitas ameaças aos consumidores neste Natal. Para os manter seguros, o PandaLabs fornece os seguintes conselhos:

  • Manter o computador livre de ameaças

Antes de levar a cabo um pagamento on-line, assegure-se que o seu computador não está infectado por vírus, Trojans ou outro malware, que poderá roubar os seus dados de cartão de crédito ou credenciais de acesso a serviços de banca on-line. O seu computador deverá ter um antivírus instalado e actualizado, que detecte todo o tipo de ameaças.

  • Visitar apenas sites seguros

Se vai efectuar um pagamento on-line, assegure-se que a página Web utilizada é segura. Verifique se o endereço mostrado pelo browser começa por "https". Também deverá ser apresentado um pequeno cadeado no browser.

  • Investigar

Antes de comprar qualquer coisa numa loja on-line, verifique se a empresa é fiável. Faça o que faria offline: obtenha a opinião de outros clientes. Na Internet, isto é tão simples como introduzir o nome da loja num motor de pesquisa e verificar alguns resultados. Se ler maus comentários, evite utilizar a loja.

  • Obtenha uma segunda opinião

Mesmo que possua antivírus, garanta que o seu computador está realmente livre de ameaças, obtendo uma segunda opinião. Visite o site Infected or Not (http://www.infectedornot.com) e corra uma pesquisa gratuita do seu computador com o ActiveScan 2.0, capaz de detectar mesmo as ameaças que escaparam aos antivírus tradicionais.

  • Confie no seu instinto

Cuidado com pechinchas, tanto na vida real como na Internet. Se algo parece bom demais para ser verdade, é porque provavelmente o é. Siga o seu instinto, e se algo puder ser uma fraude, não compre. É preferível perder um "bom negócio" que o dinheiro.

Para mais informações acerca de comprar em segurança na Internet, consulte o guia elaborado pela Panda Security.

Está disponível em http://www.pcseguro.pt/natal2008.pdf.

 


 

  • Feed RSS para press releases

  http://www.pandasecurity.com/virus_info/exports/rss/pandapt.xml

 

  • Adicione esta notícia a MyWeb

 

 

Comunicação Portugal
E-mail: comunicacao@pt.pandasecurity.com
Número de telefone: + 351 219 42 68 00