Encontra-se em: Panda Security > Home Users > About Panda > press-releases > Lista dos últimos press releases

RssBurner ViewNews True 0

Falsos antivírus sequestram computadores

14/10/2009 0:00:00.

O PandaLabs, o laboratório anti-malware da Panda Security, identificou uma nova e muito mais agressiva tendência na venda de falsos antivírus, ou rogueware. Até agora, quando um computador era infectado com este tipo de malware os utilizadores eram alertados com uma série de avisos para adquirirem a versão paga do programa, de modo a poder proceder à desinfecção das supostas ameaças detectadas. Agora, estas tecnologias estão a ser combinadas com ransomware, técnica que sequestra o computador impedindo o acesso a todo o seu conteúdo, tornando-o inútil a menos que as vítimas concluam a compra do falso antivírus.

Após a infecção de um computador, qualquer tentativa por parte do utilizador para executar um programa ou abrir um documento será inútil. A única resposta do computador é uma mensagem a alertar a vítima para a (falsa) infecção dos ficheiros, apresentando como única solução a aquisição do falso antivírus.

Este falso programa de software, chamado Total Security 2009, é vendido por 79,95€ e propõe serviços de suporte técnico “premium” pelo valor adicional de 19,95€. Os utilizadores que pagam o resgate recebem um código de activação que, quando introduzido na aplicação, liberta todos os ficheiros e executáveis permitindo a recuperação do funcionamento e da informação. O falso antivírus, no entanto, permanecerá no sistema.

“O modo como este rogueware funciona apresenta um duplo risco: primeiro os utilizadores são enganados, pagando para simplesmente poderem utilizar os seus computadores; segundo, muitos destes mesmos utilizadores acreditam tratar-se de um antivírus genuíno instalado nos seus computadores, ficando na realidade completamente desprotegidos”, explica Luis Corrons, Director Técnico do PandaLabs.

“Os utilizadores são frequentemente infectados sem se aperceberem, na maioria dos casos ao visitarem websites infectados, e assim que um computador é infectado torna-se extremamente difícil eliminar a ameaça, mesmo para quem possua um determinado nível de conhecimentos técnicos” destaca ainda Corrons. “Os utilizadores são ainda impedidos de utilizar qualquer tipo de ferramenta de detecção ou desinfecção, visto que todos os programas são bloqueados. A única aplicação que pode ser utilizada é um browser da Internet, para permitir convenientemente à vítima pagar pelo falso antivírus. Como tal, no blog do PandaLabs publicámos os códigos de activação necessários para desbloquear os computadores caso sejam sequestrados por esta ameaça. Os utilizadores podem então instalar software de segurança genuíno e analisar o computador a fundo para eliminar todos os traços deixados por este falso antivírus”.

O PandaLabs publicou recentemente um relatório sobre o negócio lucrativo em torno do rogueware. “Esta mudança de abordagem no sentido do sequestrar computadores indica que os utilizadores estão a conseguir reconhecer estas ameaças ou que as empresas de segurança estão a conseguir afectar estes esquemas. Isto explica a razão pela qual os hackers se estão a tornar mais agressivos nos métodos utilizados para forçar as vítimas a pagar.” O relatório do PandaLabs sobre Rogueware está disponível em: http://www.pandasecurity.com/img/enc/The%20Business%20of%20Rogueware.pdf

Os códigos de activação e um vídeo que demonstra o funcionamento do esquema estão disponíveis em: http://pandalabs.pandasecurity.com/archive/Rogueware-with-new-Ransomware-Technology_2221_.aspx

• Feed RSS para press releases

• Adicione esta notícia a MyWeb