Encontra-se em: Panda Security > Home Users > About Panda > press-releases > Lista dos últimos press releases

RssBurner ViewNews True 0

Os vírus mais curiosos de 2007

26/12/2007 0:00:00. O PandaLabs

O PandaLabs, o laboratório anti-malware da Panda Security, elaborou um relatório onde reúne alguns dos mais curiosos exemplos de malware que surgiram na segunda metade de 2007.

 

- Tempos modernos. O Trojan Aifone.A foi sem dúvida o código malicioso mais pontual detectado nos últimos meses. Assim que o iPhone da Apple foi lançado, este malware já o promovia…embora com o intuito de propagar cópias de si mesmo entre utilizadores.

 

- Raptado! O Sinowal.FY é um Trojan desenvolvido para encriptar ficheiros que encontre em computadores infectados, forçando os utilizadores a adquirirem uma ferramenta específica para os desencriptar. Um verdadeiro raptor, utilizando os ficheiros dos utilizadores como reféns.

 

- O worm mais travesso. O RogueMario.A é um worm que se destina a entreter os utilizadores enquanto os infecta. Este código malicioso foi desenvolvido para instalar uma versão do famoso jogo Mario Bros de cada vez que infecta um computador. Que generoso!

 

- Lost in translation. Worms como os MSNFunny.B, Mimbot.A ou MsnSend.A podem ser bem-vindos em qualquer agência de comunicação internacional, já que conseguem enviar mensagens em vários idiomas. As frases podem não ficar muito bem construídas, mas também não se pode ter tudo…

 

- Em campanha. O Voter.A é um worm com consciência cívica, que convida cidadãos do Quénia a participarem em eleições e a votarem num dos candidatos. Infelizmente a técnica é um pouco incómoda, já que mostra uma imagem do candidato a cada nove segundos. Existem por isso algumas dúvidas se este tipo de “apoio” será benéfico para os candidatos…

 

- Uma pobre imitação. O Sohanat.DB impede os utilizadores de acederem a determinados motores de busca, mostrando na realidade uma imitação, embora que muito pobre, da página do Google. Se os utilizadores visitarem uma das páginas listadas neste motor de busca, muito provavelmente serão reencaminhados para um website de conteúdos pornográficos ou infectados com malware. Se os seus criadores tivessem sido mais cuidadosos com os detalhes, talvez tivessem obtido um maior sucesso.

 

- O espião… O AttachMsngr.G é um Trojan com uma verdadeira sede de conhecimento. Conhecimento esse acerca de tudo o que os utilizadores façam nos seus computadores: regista as teclas utilizadas, os movimentos do rato e consegue até armazenar conversas do MSN Messenger. Se um pequeno conhecimento deste tipo já representa um perigo, neste caso tanto conhecimento só piora as coisas.

 

- Contador de histórias. O CivilArmy.B é um worm que sabe como contra uma história. Antes de avisar os utilizadores que o seu computador está infectado, conta um conto romântico acerca de dois jovens amantes. Talvez seja uma tentativa de encorajar os utilizadores a lerem mais… ou talvez não.

 

- A grande questão. O Trojan LiveDeath.A, sempre que infecta um computador, abre a consola de comandos e força os utilizadores a responderem a uma série de questões, como “Qual é a sua cor favorita?”. No entanto, independentemente da resposta, o computador encerrar-se-á.

 

Em qualquer circunstância, independentemente de quão interessantes possam parecer, é sempre melhor manter-se afastado destas ameaças utilizando uma boa solução de segurança, actualizada e com tecnologias proactivas.

 

Para mais informação sobre estas e outras ameaças informáticas, por favor visite a Enciclopédia Panda Security.

 


 

  • Feed RSS para press releases

  http://www.pandasecurity.com/virus_info/exports/rss/pandapt.xml

 

  • Adicione esta notícia a MyWeb

 

 

Comunicação Portugal
E-mail: comunicacao@pt.pandasecurity.com
Número de telefone: + 351 219 42 68 00