Encontra-se em: Panda Security > Home Users > About Panda > press-releases > Lista dos últimos press releases

RssBurner ViewNews True 0

Panda revela que 63% das escolas têm falhas de segurança informática

23/03/2011 0:00:00. Untitled Document

A Panda Security divulgou os resultados de um estudo sobre a segurança informática das escolas. No estudo foram inquiridos mais de 100 responsáveis pela informática em escolas e colégios nos EUA, sobre as práticas de segurança e principais preocupações nestas entidades. 63% das escolas já sofreram infecções de malware ou acessos não autorizados pelo menos duas vezes por ano, o que permite concluir que a segurança informática é um processo que exige muito tempo e recursos das escolas para garantirem níveis de protecção eficientes. O estudo encontra-se disponível em: http://press.pandasecurity.com/wp-content/uploads/2011/03/Panda-K12-Education-IT-Security-Study_03.23.11.pdf

Com o aumento do volume de malware e as novas ameaças que se distribuem diariamente através das redes sociais, ter as ferramentas de segurança necessárias nunca foi tão importante. Segundo o estudo, 64% das escolas sofreram períodos de inactividade significativos resultantes de mais de dois incidentes por ano.

As escolas enfrentam também complicações relativamente às actualizações dos sistemas de segurança informática, com 72% a apontarem as limitações orçamentais como a principal barreira à mudança, e 38% a identificarem a falta de pessoal dedicado a este processo. 29% indicam que a equipa informática tem outras prioridades que se sobrepõem às actualizações dos sistemas de segurança informática.

"Apesar da Internet ser uma ferramenta de valor incalculável para a educação, pode causar sérias interrupções ao funcionamento diário se as escolas não garantirem as medidas de segurança necessárias”, refere Rick Carlson, Presidente da Panda Security nos EUA. “Os resultados deste estudo sobre segurança, apontam para uma necessidade clara de soluções de segurança que permitam um equilíbrio entre a gestão de custos e tempo, com níveis de protecção superiores.”

O estudo identifica as seguintes preocupações relativamente à segurança informática nas escolas:

Os problemas com segurança consomem tempo às equipas de informática, desviando a atenção da actividade principal. As equipas administrativas em 38% das escolas, confirmam remover vírus ou malware dos sistemas informáticos diversas vezes por semana, e 21% fazem-no diariamente.

Apesar das escolas terem as medidas básicas de segurança informática implementadas, ainda existe margem para melhorar. 90% das escolas instalam antivírus e/ou anti-malware nos computadores, mas quase 25% falham pela inexistência de firewalls, pela falta de bloqueio de websites de elevado risco, ou na ausência de autenticação de utilizadores.

As redes sociais estão entre as principais preocupações das escolas, mas as políticas de segurança aplicadas entre estas variam bastante. 95% das escolas aplicam políticas relativas às redes sociais, sendo a redução dos riscos relacionados com malware o principal motivo. 29% permite aos alunos acesso ilimitado e sem restrições a sites de redes sociais, contrastando com 32% que negam aos alunos qualquer tipo de acesso.

As escolas reconhecem que os dispositivos pessoais representam riscos externos, esforçando-se para integrar políticas de segurança para múltiplos dispositivos. 82% das escolas permitem aos alunos e colaboradores, ligarem os seus computadores pessoais à rede escolar, mas apenas 74% monitorizam a utilização de dispositivos externos. 15% falham na aplicação de medidas adicionais de segurança, deixando os sistemas escolares mais vulneráveis a infecções.

As escolas reconhecem os benefícios que as tecnologias de cloud computing oferecem para a melhoria das suas infra-estruturas informáticas e das soluções de segurança. A maioria dos responsáveis informáticos das escolas (91%), valorizam as tecnologias baseadas em cloud e planeiam implementá-las durante os próximos dois anos. Até agora, 32% já adoptou soluções de segurança baseadas em cloud computing, e 80% identifica a melhoria da segurança como principal motivo para implementar soluções de protecção deste tipo.

A gestão da segurança é um enorme desafio, dificultada por cortes orçamentais e reduções de pessoal que muitas escolas enfrentam. A Panda Security recomenda às escolas que tenham em conta alguns conselhos para optimizarem os seus recursos de segurança e melhorar os níveis de protecção:

• Invista em segurança baseada em cloud computing. As bases de dados de ameaças centralizadas nos servidores do fornecedor, que representam a “cloud”, permitem uma protecção instantânea contra ameaças identificadas. Considere a adopção de uma solução de segurança baseada em cloud computing como o Panda Cloud Office Protection, para usufruir de uma protecção em tempo real contra o malware mais recente e outras ameaças.
  • Exija o registo de dispositivos externos. Com a crescente popularidade de dispositivos móveis como telemóveis, PDA’s, tablets, Netbooks e leitores de MP3, é importante implementar-lhes as mesmas medidas de segurança dos dispositivos presentes na rede local.
  • Deixe a tecnologia tratar dos processos mais morosos. Segundo este estudo, 30% dos responsáveis informáticos nas escolas gastam mais de 10 horas por mês a monitorizar a actividade da rede para detectar comportamentos de elevado risco. Os serviços de segurança gerida fornecem consolas de gestão centralizada, que diminuem drasticamente o tempo gasto à procura de riscos e a implementar medidas de prevenção proactivas, como limitar o acesso a websites de elevado risco e alertar os administradores para ataques de malware na rede.
  • Monitorize os acessos a redes sociais. Com os utilizadores a passarem cade vez mais tempo nas redes sociais, não é de admirar que se tenham tornado o alvo preferido dos ciber-criminosos. As escolas devem considerar um modelo de acessos por níveis, para limitar o tempo gasto em sites de redes sociais, reduzindo as vantagens oferecidas aos ciber-criminosos para explorarem vulnerabilidades.
  • Implemente programas educativos de consciencialização para a segurança. Os colaboradores e alunos são a última linha de defesa contra as ameaças informáticas, logo é importante mantê-los cientes das tácticas comuns empregues em acções maliciosas aos utilizadores. O PandaLabs é uma útil fonte de informação sobre a evolução das ameaças informáticas.

• Feed RSS para press releases

• Adicione esta notícia a MyWeb

08/11/2010 0:00:00 Panda abre nova unidade de cloud computing em Silicon Valley
15/11/2010 0:00:00 40% de todos os falsos antivírus foram criados em 2010