Encontra-se em: Panda Security > Home Users > About Panda > press-releases > Lista dos últimos press releases

RssBurner ViewNews True 0

Episódio final de “Lost” utilizado por hackers para distribuir malware

19/05/2010 0:00:00. Untitled Document

O PandaLabs, o laboratório anti-malware da Panda Security detectou nas últimas horas a proliferação em motores de busca, de inúmeras páginas Web a distribuir o falso antivírus MySecurityEngine. O “chamariz” utilizado neste caso foi o muito aguardado episódio final da série televisiva “Lost”.

Não existe nada de novo no modo como esta infecção decorre. Quando alguém pesquisa por informação relacionada com esta série na Internet, como notícias sobre o episódio final ou formas de o visualizar online, são apresentadas falsas páginas Web que foram cuidadosamente indexadas para aparecerem nas principais posições entre os resultados (imagem disponível em: http://www.flickr.com/photos/panda_security/4621101704/). Se os utilizadores clicarem nestes links, serão solicitados para aceitar o download de um suposto codec para visualização do vídeo, e o falso antivírus será instalado nos computadores (imagem disponível em: http://www.flickr.com/photos/panda_security/4621101736/).

Mas a série “Lost” não é a única a ser explorada desta forma. Nos últimos dias foram detectadas técnicas semelhantes para atrair potenciais vítimas utilizando series como “Glee”, “Family Guy” ou a recente longa metragem “Iron Man 2”.

Também a recente morte do cantor de rock das bandas Rainbow e Black Sabbath, Ronnie James Dio, foi explorada por hackers para implementar um poderoso ataque através de técnicas de Black Hat SEO (optimização de resultados em motores de busca na Web).

Segundo Luis Corrons, Director Técnico do PandaLabs, “O que continua a surpreender é a velocidade com que inúmeros websites são criados, indexados e posicionados na Internet. À medida que a emissão do episódio final de “Lost” se aproxima, prevê-se o aparecimento do dobro ou triplo do número de links maliciosos.”

Tendo isto em mente, recomendamos que os utilizadores (em particular os fãs da série) tenham especial cuidado ao visitarem websites através de motores de busca, e que tentem certificar-se acerca da fiabilidade das páginas que visitam. Se os utilizadores forem redireccionados para falsos websites, é essencial que não aceitem quaisquer downloads. “Aplicar o senso comum e possuir uma boa protecção instalada e actualizada são as duas melhores formas de se manter seguro contra estas ameaças”, acrescente Corrons.

Mais informações em www.pandalabs.com

• Feed RSS para press releases

• Adicione esta notícia a MyWeb

17/11/2009 0:00:00 Panda desvenda falso Facebook