Encontra-se em: Panda Security > Home Users > About Panda > press-releases > Lista dos últimos press releases

RssBurner ViewNews True 0

Panda detecta novo Trojan que usa Dilma Rousseff para se distribuir

25/07/2011 0:00:00. Untitled Document

O PandaLabs, o laboratório anti-malware da Panda Security, detectou um novo banking Trojan, o Nabload.DUF, que utiliza suposta informação confidencial obtida do computador pessoal da Presidente Brasileira Dilma Rousseff para se distribuir. O Trojan garante aos utilizadores o acesso a fotografias pessoais e à conta de e-mail da presidente do Brasil.

Estes Trojans utilizam técnicas de engenharia social para enganar os utilizadores, levando-os a clicar em links maliciosos ou a transferir malware explorando notícias recentes, assuntos controversos ou vídeos de celebridades. Estes links maliciosos são tipicamente fornecidos por spam ou publicados em fóruns e redes sociais.

“Os banking Trojans de origem Brasileira utilizam habitualmente engenharia social para se distribuirem. Os criadores de malware exploram temas atractivos para captar a atenção de potenciais vítimas. Tal como o ditado diz, "a curiosidade matou o gato"”, explica Luis Corrons, Director Técnico do PandaLabs.

Para além da mais recente presidente do Brasil, os atacantes estão a utilizar outros tópicos mais explícitos para distribuir as suas criações. O PandaLabs detectou um link que afirma conter vídeos de duas famosas modelos Brasileiras (Nicole Bahls e Juju Salimeni), e que pode comprometer a segurança dos utilizadores mais curiosos.

"Estes Trojans são extremamente perigosos, já que se destinam a roubar os dados bancários dos utilizadores destes serviços online. Se um utilizador infectado tentar realizar uma transacção financeira, o Trojan reencaminhá-lo-á para um falso website onde conseguirá roubar-lhe as passwords e, no pior dos casos, roubar-lhe dinheiro da conta” acrescenta Corrons.

Mais informações no blog do PandaLabs: www.pandalabs.com

• Feed RSS para press releases

• Adicione esta notícia a MyWeb