Encontra-se em: Panda Security > Home Users > About Panda > press-releases > Lista dos últimos press releases

RssBurner ViewNews True 0

Panda USB Vaccine - Solução gratuita para bloquear malware através de unidades USB

11/03/2009 0:00:00. Untitled Document

A Panda Security, oferece aos utilizadores o Panda USB Vaccine, uma solução de segurança gratuita desenvolvida para bloquear malware que se propague através de unidades amovíveis, como pen drives USB, CD/DVDs, reprodutores de MP3, etc. Este utilitário pode ser transferido de http://www.pandasecurity.com/homeusers/downloads/usbvaccine/

Existe um número cada vez maior de espécies de malware que, tal como o perigoso worm Conficker, se propagam através de dispositivos e unidades amovíveis como pen drives, leitores de MP3, câmeras digitais, etc. A técnica utilizada é a seguinte:

O Windows utiliza o ficheiro Autorun.inf nestas unidades ou dispositivos para saber que acção deverá ser tomada quando se ligam a um computador. Este ficheiro, que se encontra na raíz das directorias do dispositivo, oferece a opção de definir o programa a ser automaticamente lançado para executar parte do conteúdo armazenado no dispositivo quando este é ligado a um PC. Esta funcionalidade está a ser explorada pelos ciber-criminosos para propagar vírus, através da modificação do Autorun.inf com comandos que permitam ao malware armazenado, por exemplo numa unidade USB, seja executado automaticamente quando o dispositivo é ligado a um computador. Isto infectará de imediato o computador em causa.

Para o evitar, a Panda Security, através da sua divisão Panda Research, desenvolveu o Panda USB Vaccine, um produto gratuito que oferece uma dupla camada de protecção preventiva, permitindo aos utilizadores desactivarem a funcionalidade de AutoRun em computadores e também em unidades USB e outros dispositivos.

“Esta é uma ferramenta bastante útil por não existir uma forma simples de desactivar a funcionalidade de AutoRun no Windows. Este utilitário simplifica este processo aos utilizadores, oferecendo um elevado nível de segurança contra infecções através de unidades e dispositivos amovíveis”, explica Pedro Bustamante, Senior Research Advisor da Panda Security.

Para mais informações e para aceder ao download deste utilitário, visite http://www.pandasecurity.com/homeusers/downloads/usbvaccine/.

• Feed RSS para press releases

• Adicione esta notícia a MyWeb