Encontra-se em: Panda Security > Home Users > About Panda > press-releases > Lista dos últimos press releases

RssBurner ViewNews True 0

O Malware e as Celebridades

09/02/2009 0:00:00. Untitled Document

 Com os Óscares a caminho, o PandaLabs, o laboratório de análise e detecção de malware da Panda Security, elaborou um ranking dos nomes de celebridades mais utilizados em 2008 por ciber-criminosos em e-mails maliciosos (mensagens de spam e infectadas com malware). 

Os resultados da sondagem indicam claramente que os actores de Hollywood foram o chamariz preferido dos ciber-criminosos em 2008. Em particular, Brad Pitt (12,57%) e Tom Cruise (12,14%) ocuparam os primeiros dois lugares no ranking e representaram cerca de um quarto de todos os e-mails maliciosos relacionados com famosos. Tornam-se assim, os vencedores conjuntos dos Óscares de malware deste ano.

As raparigas não ficaram muito atrás, ocupando as restantes posições no top ten. As actrizes Angelina Jolie (11,62%), Lindsay Lohan (10,15%), e Jessica Alba (9,52%) encontram-se respectivamente nos quarto, quinto e sétimo lugares da tabela, sendo Jennifer Aniston, com 5,14%, o décimo lugar no ranking.

Celebridade

%

Brad Pitt

12,57

Tom Cruise

12,14

Britney Spears

12,01

Angelina Jolie

11,62

Lindsay Lohan

10,15

American Idol

9,79

Jessica Alba 

9,52

Oprah Winfrey

8,08

Paris Hilton

6,64

Jennifer Aniston

5,14

Outros

2,34

No entanto a lista contém também músicos, tanto estabelecidos como aspirantes. Britney Spears encontra-se em terceiro lugar com 12,01% do total e os participantes do American Idol (reality show Norte Americano) em sexto lugar, representando 9,52% de todos os e-mails maliciosos relacionados com celebridades.

Os oitavo e nono lugar são ocupados respectivamente pela apresentadora de TV Oprah Winfrey (8,08%) e por Paris Hilton (6,64%). 

A primeira celebridade fora destas duas categorias, na 11ª posição da lista, foi o piloto de F1 Fernando Alonso, embora com apenas 0,72% dos e-mails maliciosos relacionados com celebridades.

Christina Aguilera, Barack Obama, Lewis Hamilton, Tiger Woods, Rihanna, Shakira, Madonna, Scarlett Johansson e Fidel Castro são alguns dos outros nomes famosos que têm vindo a ser utilizados como atractivo pelos ciber-criminosos.

“Os ciber-criminosos estão sempre a par dos nomes que os utilizadores procuram com maior frequência na Internet, ou dos que vão surgindo em fóruns ou redes sociais. Depois utilizam estes nomes para enviar spam. Desta forma, incentivam os utilizadores a abrirem os e-mails e a seguir links ou a executar anexos. A este procedimento dá-se o nome de engenharia social”, explica Luis Corrons, Director Técnico do PandaLabs. “Os utilizadores que se deixem enganar ficam com os seus computadores infectados por algum tipo de malware”.

Entre as frases típicas que são utilizadas nestes e-mails, incluem-se:

“Angelina Jolie nude”
“Britney Spears hot images”
“Rihanna exposed”
“Scarlett Johansson spills boobs”.

Poderá encontrar imagens de e-mails maliciosos relacionados com celebridades em: http://www.flickr.com/photos/panda_security/tags/famous/

A Panda Security aconselha os utilizadores a não abrirem qualquer e-mail não solicitado que afirme conter histórias ou fotografias de famosos, e nunca executar anexos nem seguir quaisquer links nestas mensagens.


 

  • Feed RSS para press releases

  http://www.pandasecurity.com/virus_info/exports/rss/pandapt.xml

 

  • Adicione esta notícia a MyWeb

 

 

Comunicação Portugal
E-mail: comunicacao@pt.pandasecurity.com
Número de telefone: + 351 219 42 68 00