Encontra-se em: Panda Security > Home Users > About Panda > press-releases > Lista dos últimos press releases

RssBurner ViewNews True 0

Primeiros ataques relacionados com o Dia dos Namorados

26/01/2009 0:00:00. Untitled Document

Este é um clássico no mundo do malware. À medida que o dia 14 de Fevereiro se aproxima, os fabricantes de segurança começam a detectar dezenas de amostras de malware destinadas a infectar computadores utilizando o tema do Dia dos Namorados como chamariz. O primeiro a surgir este ano foi o worm Waledac.C.

Como é habitual no caso deste tipo de ataque, o Waledac.C propaga-se por e-mail fazendo-se passar por um postal do Dia dos Namorados enviado para o utilizador. A mensagem de e-mail inclui um link para transferir o postal. No entanto, se o utilizador clicar no link e aceitar a transferência do ficheiro, na realidade estará a permitir que o worm Waledac.C infecte o seu computador.

Estes ficheiros maliciosos possuem nomes românticos relacionados com o Dia dos Namorados, tal como:

youandme.exe
onlyyou.exe
you.exe
meandyou.exe

Após infectar o computador, o worm utiliza o endereço de e-mail do utilizador afectado para enviar spam. Para tal, recolhe todos os endereços de e-mail armazenados no computador do utilizador e envia-lhes uma mensagem de e-mail como os exemplos indicados acima, de modo a levar outros utilizadores a transferirem o malware.

“O facto dos ciber-criminosos continuarem a utilizar este técnica ano após ano mostra que, por mais antiga que seja, ainda causa um elevado número de infecções”, afirma Luis Corrons, Director Técnico do PandaLabs.

Para mais informações acerca deste worm, visite o blog do PandaLabs em:

• Feed RSS para press releases

• Adicione esta notícia a MyWeb