Encontra-se em: Panda Security > Home Users > About Panda > press-releases > Lista dos últimos press releases

RssBurner ViewNews True 0

Android, Facebook e Grupo Hacktivista Anonymous marcam primeiro trimestre de 2011

05/04/2011 0:00:00. Untitled Document

O PandaLabs, o laboratório anti-malware da Panda Security, publicou o primeiro Relatório Trimestral de 2011. Estes primeiros três meses demonstraram uma actividade particularmente intensa no que se refere a ameaças informáticas, sendo também marcados por três sérios incidentes: o maior ataque lançado a telemóveis com Android, a utilização intensiva do Facebook para distribuir malware, e um ataque do grupo hacktivista Anonymous contra a empresa de segurança norte-americana HBGary Federal.

No início de Março testemunhámos o maior ataque de sempre à plataforma Android, lançado a partir de aplicações maliciosas no Android Market, a loja online oficial de aplicações para este sistema operativo. Em apenas quatro dias, estas aplicações que instalaram um Trojan nos dispositivos afectados, tiveram mais de 50.000 downloads. O Trojan em causa é altamente sofisticado, dedicando-se não só ao roubo de informação pessoal dos telemóveis, mas também ao download e instalação de outras aplicações sem o conhecimento dos utilizadores. A Google conseguiu remover rapidamente todas as aplicações maliciosas da loja online, e em poucos dias removeu todo o malware dos dispositivos dos utilizadores afectados.

Voltando ao Facebook, George S. Bronk, um Californiano de 23 anos, foi considerado culpado das acusações de violação de contas de e-mail e chantagem dos utilizadores, enfrentando agora seis anos de prisão. Utilizando a informação disponível no Facebook, ganhou acesso às contas de e-mail das vítimas, tomou-lhes o controlo e recolheu informação pessoal que pudesse ser utilizada para chantagem. Aparentemente, qualquer um poderia ter-se tornado vítima deste tipo de ataques, já que o próprio criador do Facebook, Mark Zuckerberg, viu a sua página de fãs atacada, mostrando uma mensagem que dizia “Let the hacking begin”.

Entretanto, o conhecido grupo ciber-activista Anonymous, responsável pelos ataques em 2010 contra inúmeras entidades ligadas à indústria cinematográfica e discográfica em protesto contra as leis anti-pirataria, continua a dar que falar. O último incidente deu-se quando o CEO da empresa norte-americana HBGary Federal, Aaron Barr, anunciou ter detalhes sobre os líderes do grupo Anonymous. O grupo decidiu mostrar a sua ofensa atacando o website e a conta no Twitter da empresa de segurança, roubando milhares de e-mails que foram distribuídos no The Pirate Bay.

E como se isto não bastasse, o conteúdo de alguns destes e-mails mostrou-se extremamente embaraçoso para a empresa, trazendo a lume determinadas práticas pouco éticas (como uma proposta para desenvolver um rootkit), forçando Aaron Barr a deixar o cargo de CEO.

E o malware continua a aumentar…

Este início de 2011, tem mostrado um aumento do número de ameaças informáticas em circulação: nos primeiros três meses, surgiram em média diariamente 73.000 novas espécies de malware, a maioria Trojans. Isto significa que os hackers criaram mais 26% de novas ameaças nos primeiros meses de 2011 face ao mesmo período do ano anterior.

Mais uma vez, os Trojans representaram a maioria das novas ameaças neste trimestre, com cerca de 70% de todo o novo malware criado. Isso torna-se lógico pelo facto de serem o tipo de ameaça preferida dos ciber-criminosos para roubar dados bancários, com os quais cometem fraudes ou roubam directamente as contas das vítimas.

No ranking dos países mais infectados, China, Tailândia e Taiwan continuam a ocupar os primeiros lugares, com rácios de infecção próximos dos 70%, segundo dados recolhidos através do Panda ActiveScan, o scanner antivírus gratuito online da Panda Security. Os últimos três lugares do Top 20 são ocupados pela Irlanda, Perú e Equador.

Como sempre, o PandaLabs aconselha todos os utilizadores a confirmarem se os seus computadores se encontram devidamente protegidos. Com isto em mente, a Panda disponibiliza inúmeras ferramentas gratuitas em http://free.pandasecurity.com/pt/.

O Relatório Trimestral do PandaLabs encontra-se disponível em http://press.pandasecurity.com/press-room/reports/

 


 

  • Feed RSS para press releases

  http://www.pandasecurity.com/virus_info/exports/rss/pandapt.xml

 

  • Adicione esta notícia a MyWeb



Transferências Antivírus Antivírus 2011 Informações Antivírus Grátis Notícias sobre vírus Tecnologia Antivírus Transferir Panda Internet Security for Netbooks Comprar Panda Internet Security for Netbooks Transferir Panda Antivirus Pro 2011 Comprar Panda Antivirus Pro 2011 Transferir Panda Internet Security 2011 Comprar Panda Internet Security 2011 Transferir Panda Global Protection 2011 Comprar Panda Global Protection 2011 Soluções Empresariais Transferir Software Empresarial Panda GateDefender Serviços Geridos SaaS

 

 

24/11/2010 0:00:00 2010 é o ano das ameaças informáticas
20/12/2010 0:00:00 Panda destaca vírus do ano 2010
05/01/2011 0:00:00 Panda divulga principais incidentes de segurança informática no Relatório Anual de 2010

Comunicação Portugal
E-mail: comunicacao@pt.pandasecurity.com
Número de telefone: + 351 219 42 68 00