|
10/20/2009.
Untitled Document
A Panda Security, empresa líder em soluções de segurança baseadas em cloud-computing, realizou um estudo de Julho a Setembro onde foi analisado em detalhe o tráfego de e-mail gerado por 867 empresas de 11 diferentes sectores presentes em 22 países dos continentes Americano e Europeu. No total foram analisadas mais de 503 milhões de mensagens.
O objectivo do estudo foi comparar os efeitos do spam e do malware nos diferentes sectores de negócio.
Segundo Luis Corrons, Director Técnico do PandaLabs, “Tinhamos curiosidade em verificar se o spam e o malware distribuído por e-mail afectavam as empresas de forma semelhante, ou se existiam factores que influenciavam a probabilidade de se tornarem um alvo. Ficámos surpreendidos por encontrar diferenças significativas (de cerca de 12%) no rácio de correio indesejado recebido entre os diferentes sectores de negócio”.
Imagem disponível em: http://www.flickr.com/photos/panda_security/4026424134/sizes/o/
A principal conclusão deste estudo é que os sectores automóvel e eléctrico, seguidos pelas instituições governamentais, são os três principais destinatários de spam e malware distribuído por e-mail, com rácios de 99,89%, 99,78% e 99,60%, respectivamente. Este rácio representa a percentagem de spam ou de mensagens maliciosas na totalidade de e-mail recebido. Consequentemente, isto significa que apenas 0,11% do correio electrónico recebido pelas empresas ligadas à indústria automóvel é legítimo (0,22% no sector eléctrico e 0,40% nas instituições governamentais).
É interessante destacar o facto de que o sector bancário, que se imaginava como sendo o principal alvo, encontra-se no fim do ranking com um rácio de 92,48%. Os sectores da educação e turismo encerram o ranking com rácios de respectivamente 87,98% e 87,22%.
Por outro lado não houve diferenças consideráveis nos campos de assunto do spam recebido nos diferentes sectores. A maioria (mais de 68%) estavam relacionados com produtos farmacêuticos. Os restantes relacionaram-se com anúncios de réplicas de produtos, com 18%, e mensagens com conteúdo sexual, com 11%.
Os Banker Trojans foram responsáveis por cerca de 70% das detecções de malware. Estes foram seguidos por adware/spyware, com 22%, e o restante a ser representado por vírus, worms, etc.
Para ajudar as empresas a enfrentarem esta situação, a Panda Security lançou uma campanha institucional denominada “Time for your business”, disponível em (http://timeforyourbusiness.pandasecurity.com/pt) e que observa a natureza do problema e as respectivas soluções.
- Feed RSS para press releases
http://www.pandasecurity.com/virus_info/exports/rss/pandapt.xml
Transferências Antivírus
Antivírus 2010 Informações
Antivírus Gratis
Notícias sobre vírus
Tecnologia Antivírus
Transferir Panda Antivirus for Netbooks
Comprar Panda Antivirus for Netbooks
Transferir Panda Antivirus Pro 2010
Comprar Panda Antivirus Pro 2010
Transferir Panda Internet Security 2010
Comprar Panda Internet Security 2010
Transferir Panda Global Protection 2010 Comprar Panda Global Protection 2010 Soluções Empresariais Transferir Software Empresarial Panda GateDefender Serviços Geridos SaaS
|