Encontra-se em: Panda Security > new-cms
Spyware

Spyware  

O spyware é talvez a mais preocupante de todas as ameaças informáticas, pelo modo como se intromete na nossa privacidade sem sequer nos apercebermos.

O que é o spyware?

Os programas de spyware são aplicações que compilam informação sobre um indivíduo ou organização sem o seu consentimento ou conhecimento. Estes programas normalmente roubam dados sobre os utilizadores que podem ser utilizados em publicidade ou outros ganhos financeiros.

O tipo de informação roubada por estes programas varia consideravelmente: dados de login de contas de e-mail, endereços IP e DNS dos computadores, hábitos de navegação dos utilizadores na Internet ou mesmo dados bancários para aceder a contas ou realizar compras online. De todo o spyware em circulação, os exemplos mais perigosos são os que roubam dados relacionados com operações bancárias online: os famosos banker trojans.

Nesta categoria, uma espécie que demonstra uma enorme actividade é o Trj/Sinowal, um kit comercializado em fóruns Russos que permitem ao comprador criar banker Trojans à sua medida para um determinado ataque.

Spyware

Um dos casos mais notórios de spyware utilizado em espionagem industrial, deu-se em Israel, em 2005, com o Trj/Rona.A.

Quem o envia?

Estes programas de espionagem são criados por hackers, que os vendem no mercado negro para serem utilizados em fraudes online e outros ciber-crimes.

Existe alguma controvérsia em torno do que se considera efectivamente spyware, já que muitos consideram o adware ou mesmo algumas barras de ferramentas como variações de spyware. O que é aceitável, mas em determinadas curcunstâncias os programas de adware não são utilizados com intenções criminosas, destinando-se apenas a publicitar produtos e serviços, e a informação recolhida por estes não inclui dados bancários dos utilizadores, mas sim as páginas Web visitadas ou os seus favoritos.

De que forma chega aos utilizadores?

O spyware é instalado nos computadores sem o conhecimento dos utilizadores, e pode estar associado ao download de determinados conteúdos da Internet ou de redes de partilha de ficheiros por P2P, ao instalar freeware ou simplesmente ao visitar websites duvidosos.

Geralmente, estes “espiões” instalam-se juntamente com outras aplicações que os utilizadores efectivamente pretendem e concordam em instalar, desconhecendo que o seu acordo legal prevê a instalação do spyware. Esta situação torna, em teoria, a maioria dos programas de spyware legais, excepto quando a finalidade é o roubo de identidade ou de dados bancários. Este é o principal método que a maioria dos banker Trojans utilizam para se instalar nos computadores.

Na Panda Security, conforme é possível confirmar no diagrama abaixo, tentemunhámos uma expansão drástica deste tipo de malware nos últimos anos:

Como se proteger?

Existem uma série de medidas básicas que os utilizadores podem tomar para garantir a protecção dos seus computadores contra o spyware:

  • Não transfira conteúdos duvidosos ou de websites desconhecidos ou não recomendados.
  • Controle os downloads realizados através de redes de partilha de ficheiros por P2P.
  • Se julga ter sido infectado com spyware, tente desinstalá-lo através do utilitário Adicionar/Remover Programas, presente no Painel de Controlo do Windows. Se não for possível, utilize uma solução antivírus eficaz para o detectar e remover.
  • Caso não tenha um antivírus, poderá instalar qualquer uma das soluções da Panda Security para usufruir de protecção completa contra estas e outras ameaças.
  • Execute uma análise antivírus gratuita do seu computador para confirmar se está livre de spyware