Encontra-se em: Panda Security > Home Users > Support > Soporte Técnico

RssBurner ViewNews True 0

Conselhos Panda para se manter seguro online este verão

16/07/2012 0:00:00.

O PandaLabs, o laboratório anti-malware da Panda Security, The Cloud Security Company, publicou hoje algumas dicas de segurança para que os consumidores possam navegar em segurança e evitar que se tornem vítimas de frauds informáticas este verão. Normalmente durante o verão todos têm mais tempo livre e, especialmente as crianças, usam muito mais frequentemente computadores e a Internet. Isto aumenta o risco de se tornarem vítimas de algum malware ou engenharia social.

Uma das mais recentes formas de fraude consiste no envio por email de confirmações de voos falsas. O utilizador recebe uma confirmação falsa de “bilhetes adquiridos recentemente” com instruções para abrir o anexo para ver e confirmar o bilhete. O ficheiro é, no entanto, um Troiano, da família Sinowal e está desenhado para roubar informação confidencial dos utilizadores.

“Neste verão, muitas pessoas marcam e compram online voos para as suas férias”, diz Luis Corrons, director técnico do PandaLabs. “Os ciber-delinquentes aproveitam-se da situação para enviarem uma nova onda de emails falsos com o objectivo de enganar os utilizadores a abrir os anexos e assim infectarem os seus computadores.“

Dicas de Segurança para as suas Férias de Verão

O PandaLabs analisa continuamente as últimas tendências da Internet e, com isto em mente, oferece os seguintes conselhos para ajudar a salvaguardar a segurança dos utilizadores neste verão:

• Seja cuidadoso com as redes sociais: Infelizmente as pessoas disponibilizam demasiada informação acerca dos seus planos de ferias nas redes sociais ao ponto de os ciber-delinquentes poderem saber quando as pessoas estão ou não em casa ou de férias. Não partilhe este informação nas redes sociais e verifique cuidadosamente as suas definições de segurança.
  • Controlo Parental: As crianças passam mais tempo nos computadores quando estºao de férias. Instalar um bom programa de controlo parental no computador irá ajudar a minimizar a vulnerabilidade das crianças na Internet.
  • Se o puder evitar, nunca use um computador partilhado: Muitas pessoas preferem deixar o seu computador em casa nas ferias e usam computadores públicos, em cafés ou hotéis para acederem às suas contas de redes sociais e/ou bancos. Se é este o seu caso, proteja-se verificando se as passwords não são gravadas automaticamente. Verifique tembém se o computador está livre de virus. Se suspeita que o computador esteja comprometido com um virus, não use esse computador. Tenha também atenção se tiver que ligar um dispositivo externo, pois este pode ficar infectado sem que se aperceba.
  • Tenha atenção ao email: O Email é um dos pontos de entrada principais para os vírus, por isso merece uma atanção especial. Não abra mensagens de remetentes desconhecidos nem clique em links duvidosos ou em mensagens que não solicitou ou não consegue identificar a origem.
  • Tenha cuidado com as redes públicas de Wifi, pois pode estar a ligar-se a uma rede montada por hackers para roubar informação que partilhe na Internet. Quando se liga ao email, redes sociais ou lojas online, certifique-se que está a usar uma rede segura (https), para que o tráfego esteja encriptado e ninguém consiga aceder à informação.
  • Mantenha o seu computador actualizado: O malware explora vulnerabilidades nos sistemas para os infectar. Certifique-se que todos os pacotes e actualizações de segurança estão devidamente instalados.
  • Proteja o seu computador: Certifique-se que tem uma protecção fiável e actualizada instalada no seu computador. As soluções Panda permitem-lhe proteger-se de uma forma eficaz contra todos os tipos de malware e ainda lhe oferecem funcionalidades extra para que possa proteger a sua família ou os seus dados e se adquirir ou renovar uma solução Panda este verão, oferecemos totalmente grátis a migração para as novas versões 2013 assim que estas forem lançadas no mercado. Consulte a gama completa em www.pandasecurity.com.

“Siga estas dicas e disfrute das suas ferias de verão com tranquilidade. Tal como tranca todas as portas e janelas antes de ir de ferias, também se deve preocupar na mesma medida com o seu mundo digital”, acrescenta Luis Corrons.

• Feed RSS para press releases

• Adicione esta notícia a MyWeb

16/12/2011 0:00:00 Panda revela previsões para segurança informática em 2012
16/12/2011 0:00:00 Ataques mostram tendência crescente do "hacktivismo" em Portugal