Encontra-se em: Panda Security > Home Users > About Panda > press-releases > Lista dos últimos press releases

RssBurner ViewNews True 0

Notícia da morte de Steve Jobs explorada por hackers

06/10/2011 0:00:00. Untitled Document

O PandaLabs, o laboratório anti-malware da Panda Security, detectou um link malicioso no Facebook que explora a notícia da morte do co-fundador da Apple, Steve Jobs, como chamariz. Apenas algumas horas após a morte de Steve Jobs, os hackers criaram uma página no Facebook chamada R.I.P Steve Jobs, contendo um URL malicioso e um texto a informar sobre a oferta de 50 iPads "em memória de Steve Jobs". A página chegou a ganhar cinco fãs por segundo, acumulando mais de 90.000 fãs.

Estas fraudes enganam os utilizadores atraindo-os a visitar websites que supostamente os premeiam com gadgets populares: iPads, iPhones, TVs, etc. Neste caso, os utilizadores são induzidos a subscrever um serviço de mensagens que cobra 1,42€ por cada uma. Obviamente que as vítimas nunca recebem qualquer prémio, mas sim uma avalanche de spam por SMS dispendiosas. Adicionalmente, o website malicioso utiliza geolocalização para mostrar mensagens em diferentes idiomas de acordo com o local me que se encontra o utilizador.

Mais de 20.000 utilizadores clicaram no link em menos de 8 horas.

“Infelizmente, assim que soubemos da morte de Steve Jobs sabíamos que os hackers íam arranjar uma forma de explorar a notícia”, declara Luis Corrons, Director Técnico do PandaLabs. “Não é incomum que os ciber-criminosos e os burlões tirem partido de acontecimentos mediáticos para propagar as suas criações e afectar o maior número possível de vítimas”.

O serviço de abreviação de URLs utilizado no esquema indica que esta é a mesma página Web maliciosa utilizada em ataques semelhantes que envolveram um suposto lançamento do iPhone5 ou o décimo aniversário dos ataques de 11 de Setembro.

Mais informações em www.pandalabs.com.

• Feed RSS para press releases

• Adicione esta notícia a MyWeb

31/03/2011 0:00:00 Panda divulga ranking dos “iscos” usados por hackers
11/04/2011 0:00:00 Panda explica como funciona o mercado negro de venda de dados confidenciais