Encontra-se em: Panda Security > Home Users > About Panda > press-releases > Lista dos últimos press releases

RssBurner ViewNews True 0

Panda analisa primeiro trimestre: 6 milhões de novos exemplares de malware

07/05/2012 0:00:00. Untitled Document

Como habitual, o PandaLabs, o laboratório anti-malware da Panda Security, publicou um novo Relatório Trimestral sobre o primeiro trimestre de 2012, analisando os principais eventos de segurança informática ocorridos neste período. Só nestes primeiros três meses do ano foram criados seis milhões de exemplares de malware, acompanhando as tendências crescentes dos últimos anos.

Estatísticas sobre malware

Os Trojans voltaram a atingir novo recorde entre as ameaças eleitas pelos ciber-criminosos para o roubo de informação, representando mais de 80% de todo o novo malware criado. Recorde-se que no mesmo período de 2011, os Trojans representaram 69% do novo malware, terminando o ano com uma representação de 73% do novo malware a nível global. Os worms tomaram o segundo lugar no ranking das ameaças com 9,31%, seguidos pelos tradicionais vírus com 6,43%, diferenças expressivas face ao primeiro lugar que comprovam a preferência dos Trojans por parte dos ciber-criminosos ao criarem novas ameaças. Curiosamente, estas duas categorias de malware trocaram de posições ao longo destes primeiros meses do ano.

Relativamente ao número de infecções causadas por cada tipo de malware, nota-se um acompanhamento da tendência observada no gráfido de novos exemplares criados, com os Trojans, worms e vírus a ocuparem os três lugares do topo. Curiosamente, os worms causaram apenas 8% das infecções apesar de representarem mais de 9% de todo o novo malware que surgiu, sendo de destacar o facto dos worms por norma provocarem muito mais infecções devido às suas capacidades de propagação automatizada. De qualquer forma, estes dados corroboram o que a Panda tem vindo a informar: as epidemias massivas de worms tornaram-se algo do passado, dando lugar a uma crescente avalanche de Trojans silenciosos, perfeitos para os ataques discretos que os ciber-criminosos preferem.

China lidera infecções

A média de PCs infectados a nível mundial situa-se actualmente nos 35,51%, menos 3% do que em 2011 segundo dados da Inteligência Colectiva da Panda Security. A China mantém a liderança do ranking de países mais infectados (54,25% dos PCs), seguindo-se Taiwan e a Turquia. Por outro lado, a lista dos menos infectados é dominada por países Europeus, num total de 9 no Top10, sendo o Japão a única nação não-Europeia deste grupo, com menos de 30% dos computadores infectados. A Suécia, Suiça e Noruega mantêm a sua liderança nesta lista dos menos afectados.

Destaques do primeiro trimestre

O Relatório Trimestral do PandaLabs analisa em detalhe os inúmeros incidentes relacionados com a segurança informática durante o primeiro trimestre de 2012. Destaque para o aumento acentuado do número de ataques com "ransomware", especialmente devido ao "Vírus da Polícia", entretanto tornado popular. Este vírus apresenta mensagens contendo logos e imagens de autoridades internacionais de modo a enganar os utilizadores, levando-os a crer que os seus computadores foram bloqueados pela polícia após terem sido detectadas visitas a websites inapropriados ou downloads ilegais. As mensagens informam as vítimas que para os desbloquearem deverão pagar uma multa, normalmente superiores a uma centena de euros, dólares ou libras, dependendo do país alvo do ataque. Contudo, essas mensagens não são provenientes da polícia mas sim do Trojan que infectou o PC da vítima.

O Relatório Trimestral cobre ainda os últimos ataques em sistemas Android, a distribuição de malware via Facebook, o caso Megaupload, ciber-guerra e as últimas actividades dos grupos hacktivistas Anonymous e LulzSec.

Segundo Luis Corrons, director técnico do PandaLabs, ”Apesar de ainda estarmos no início do ano, já é possível observar que 2012 dará continuidade às últimas tendências. Os ciber-criminosos continuam a tentar roubar informação e dinheiro aos utilizadores através de todos os meios possíveis”.

Como habitualmente, o PandaLabs aconselha os utilizadores a manterem os seus computadores correctamente protegidos. Como tal, a Panda Security disponibiliza gratuitamente uma versão beta da futura gama 2013 de soluções 100% funcional até ao lançamento da versão final. Aproveite e habilite-se a prémios só por testar. Visite www.pandasecurity.com/angola/promotions/betatest.

O Relatório Trimestral está disponível em http://press.pandasecurity.com/press-room/reports/

• Feed RSS para press releases

• Adicione esta notícia a MyWeb

31/10/2011 0:00:00 Mais de 5 milhões de novas ameaças detectadas no terceiro trimestre pela Panda Security