Encontra-se em: Panda Security > Home Users > About Panda > press-releases > Lista dos últimos press releases

RssBurner ViewNews True 0

Panda detecta novo worm para Facebook que usa Katy Perry como isco

26/01/2012 0:00:00. Untitled Document

O PandaLabs, o laboratório anti-malware da Panda Security, detectou um novo esquema destinado ao Facebook que menciona um suposto vídeo íntimo da cantora Katy Perry para atrair as potenciais vítimas.

Se o utilizador clicar no link, é encaminhado para uma falsa página do Facebook que solicita o download e instalação de um plug-in necessário para visualizar o vídeo. A página indica que mais de 4.000 pessoas já clicaram no botão “Like”, utilizado pelos hackers para convencer que o vídeo é legítimo.

Se o utilizador tentar visualizar o vídeo, o worm actuará de diversas formas, dependendo do browser utilizado. No Internet Explorer, o worm demonstra uma página de verificação de idade para aceder a uma aplicação chamada “X-Ray Scanner”.

Antes que o utilizador possa tomar qualquer outra acção, o browser encaminha-o para um website com características típicas de um esquema fraudulento, em que é solicitado o número de telefone. Contudo, se o introduzirem passarão a ser cobradas mensagens de texto de valor acrescentado.

A infecção é ainda mais grave no Firefox e Chrome, já que o worm instala um plug-in nos browsers que lhe permite publicar o esquema em páginas de amigos das vítimas.

Segundo Luis Corrons, director técnico do PandaLabs, “Uma vez mais, a curiosidade dos utilizadores torna-se o melhor aliado dos ciber-criminosos. Estes exploram o interesse das pessoas sobre artistas e celebridades para aumentar o sucesso das infecções, pois os utilizadores clicam no link malicioso e transferem o worm sem tomarem quaisquer precauções. Isto tem dois efeitos negativos: por um lado, os utilizadores infectam os seus PCs; por outro, é automaticamente enviada uma mensagem aos seus amigos no Facebook.”

As técnicas de engenharia social são a arma de eleição dos ciber-criminosos para pdistribuírem as suas criações através das redes sociais. O facto dos utilizadores enviarem sem conhecimento os links maliciosos para os seus amigos, facilita a distribuição do malware porque os destinatários facilmente confiarão num link proveniente de uma fonte fiável. Já ocorreram casos semelhantes no passado. O ano passado, por exemplo, mais de 80.000 utilizadores foram vítimas de um esquema em torno da morte de Steve Jobs.

O PandaLabs fornece alguns conselhos sobre como evitar tornar-se vítima deste tipo de esquemas:

• Fique alerta para websites e e-mails que ofereçam vídeos ou histórias sensacionalistas ou fora do comum.
  • Antes de clicar num link enviado por um dos seus contactos, certifique-se de que foi intencionalmente enviado e que não se trata de um envio massivo feito por malware.
  • Não aceite pedidos de amizade de desconhecidos. Isto ajudará a manter a sua privacidade.
  • Mantenha sempre o seu sistema operativo e browsers Web actualizados, e certifique-se de que tem uma solução antivírus avançada instalada e actualizada.

Se suspeitar ter-se tornado vítima de uma armadilha:

• Verifique os plug-ins dos seus browsers e remova os que lhe parecerem suspeitos.
  • Verifique que aplicações têm permissões para aceder à sua conta do Facebook, e elimine os que não conhecer.
  • Altere a password da sua conta no Facebook. Se utilizar as mesmas credenciais para aceder a outros serviços, altere-os também. É sempre recomendável tomar as precauções necessárias.

Mais informações disponíveis no Blog PandaLabs.

• Feed RSS para press releases

• Adicione esta notícia a MyWeb

16/06/2011 0:00:00 Panda desvenda Trojan que usa jogador Neymar como isco
28/06/2011 0:00:00 Panda alerta para aumento de malware em redes sociais durante Verão